Notícias

20/02/2013 - Pesquisadores desenvolvem modelo climático brasileiro

info

Para prever o tempo com mais precisão e saber quais serão as alterações no clima nas próximas décadas, pesquisadores do INPE desenvolveram o que chamam de primeiro modelo climático brasileiro.

Sabe aquelas perguntas do tipo: o clima no Brasil vai mudar nos próximos anos ou o que aconteceria se a Amazônia desaparecesse? As respostas não são simples de dar e, para chegar até elas, os cientistas contam com a ajuda de modelos climáticos.

Esses modelos são um conjunto de equações matemáticas formuladas a partir de diversos estudos sobre florestas, oceanos, atmosfera e tudo que afeta o clima. Os números são colocados em supercomputadores que geram previsões.

“Os modelos climáticos são capazes de prever fenômenos atmosféricos, chuva, secas, inundações em várias escalas de tempo”, afirma o meteorologista do INPE e professor Paulo Nobre. O problema é que, até hoje, não existia um modelo criado no Hemisfério Sul.

Informações importantes de países tropicais, como o Brasil, não eram consideradas como deveriam. A influência da Amazônia no clima, por exemplo, estava subestimada, e isso aumentava a chance de erro nas previsões.

Agora, o Brasil já tem um modelo climático para "chamar de seu". A novidade vai deixar a previsão do tempo por aqui mais precisa, o que pode evitar tragédias como a da região serrana do Rio de Janeiro.

“Os modelos que existem são todos construídos em países de latitudes temperadas. O tipo de fenômeno que afeta aquele país é diverso daqueles que afetam o Brasil”, diz Nobre. O modelo está rodando em um supercomputador que fica em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, e já fez algumas simulações.

Imagine, por exemplo, se o desmatamento ficasse sem freio e toda a floresta amazônica sumisse. Os modelos mais antigos previam que as chuvas diminuiriam em 20% na região, mas o modelo do Brasil diz que seria o dobro.

Isso mudaria o ciclo da água no continente inteiro. Afetaria plantações, o funcionamento de hidrelétricas e prejudicaria a vida de todos nós. “Quando nós melhoramos o conhecimento entre a floresta amazônica e o Oceano Atlântico, nós conseguimos que os demais modelos do planeta também se melhorem e melhorem a previsão global de todas as partes”, diz o meteorologista.

FONTE: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/pesquisadores-desenvolvem-modelo-climatico-brasileiro.html

Últimas Notícias

info

Monitoramento das águas no setor elétrico

Entrevista com superintendentes…

SAIBA MAIS

info

NaturWelt agora também no Facebook

As redes sociais, cada vez mais…

SAIBA MAIS

info

NaturWelt patrocinando o Handebol Fraiburguense

A empresa NaturWelt Serviços…

SAIBA MAIS

info

Em Defesa da Água

Principais rios brasileiros se…

SAIBA MAIS

info

Pesquisadores desenvolvem modelo climático brasileiro

Para prever o tempo com mais precisão…

SAIBA MAIS

info

Novas tecnologias levam turbinas eólicas para o alto mar

Especialistas buscam soluções…

SAIBA MAIS

info

Ibama publica Instrução Normativa sobre Resíduos Perigosos

Brasília (01/02/2013) – O Ibama…

SAIBA MAIS

info

Presença Digital

Está na WEB a presença digital…

SAIBA MAIS

NaturWelt - Todos os direitos reservados - Proibida sua reprodução total ou parcial